Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SERÁ?

Aeroporto do Dundo estará concluído em 2011


Luanda - As obras de reabilitação do aeroporto do Dundo (Lunda Norte) poderão estar concluídas no próximo ano, disse segunda-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ferreira de Ceita.

Em declarações à Angop, o PCA da ENANA esclareceu que “apesar de já terem iniciado as obras de reabilitação e extensão da pista do aeroporto do Dundo, e de os valores para a conclusão das obras não terem sido cabimentados no Programa de Investimentos Públicos (PIP) deste ano, espera-se a sua conclusão para 2011”.

Desta feita, considerou, todas as tarefas que não forem realizadas no decorrer do ano em curso serão inscritas no PIP do próximo ano.

Anunciou, por outro lado, que foram já aprovados os projectos conceptuais, para os terminais de Saurimo (Lunda Sul) e do Luena (Moxico), estando já em curso os respectivos concursos para o projecto executivo.

A ENANA vive, desde 2008, um processo de reabilitação, modernização e apetrechamento de cerca de 30 aeroportos de grande, média e pequenas dimensões a nível do país, tendo em conta as exigências da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

O projecto, avaliado em cerca de 400 milhões de dólares, está a ser paulatinamente disponibilizado pelo Estado, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.

www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2010/8/36/Aeroporto-Dundo-estara-concluido-2011,ea5c14d0-c31f-4b9f-a991-41405f8b6b69.html

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MILIONÁRIO FALSO EM JULGAMENTO NO NAMIBE

Caso caricato está a ser julgado no Namibe. No banco dos réus está um homem que, assustadoramente, viu a sua conta gorda no Banco de Poupança e Crédito.

Nada mais que 30 milhões de Kwanzas, o equivalente a cerca de 300 mil dólares norte-americanos, colocando Neto Tchivakatapa com um saldo milionário.

Foi a 28 de Fevereiro de 2008, que o então trabalhador da Cervejaria Freitas, viu depositado gratuitamente na sua conta o valor sem saber a sua proveniência.

O dinheiro, presumivelmente pertence ao então governador provincial do Namibe, Boavida Neto.

Perante o juiz, o arguido afirmou ter manifestado o estranho depósito na sua conta aos funcionários do BPC que o encorajaram a proceder à movimentação do valor em causa.

O advogado de defesa, Abraão Mulangue, disse esperar que o seu cliente seja absolvido, por se tratar de enriquecimento sem causa.

“O meu constituinte está obrigado a ressarcir o valor ao banco, que ele sem querer lhe caiu na sua conta. Portanto, há aqui uma questão de enriquecimento sem causa. Não há nenhuma intenção de se apropriar do valor, porque ele não fez nenhum esforço no sentido de este dinheiro cair na sua conta” – disse.

“O que ocorreu, de facto foi um certo desconhecimento das suas obrigações. Não devia ter feito o uso do valor, ou se fez devia estar na obrigação de repô-lo” – acrescentou.

O advogado assistente do BPC, Joaquim Amândio, confirma não ter havido subtracção fraudulenta por parte do arguiu.

O jurista disse ainda que banco já restituiu 26 milhões de kwanzas ao verdadeiro dono, faltando apenas 4 milhões que terão sido gastos pelo réu.

“Infelizmente há algum problema no pagamento daquilo que se subtraiu, não de uma maneira fraudulenta, mas sim de enriquecimento sem causa” – referiu.

O veredicto do caso será conhecido nos próximos 15 dias.

www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=4301

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

IGREJA ANGOLANA DE LUTO, PELA MORTE DO BISPO EMÉRITO DE SAURIMO


A Igreja angolana está de luto: morreu o Bispo Emérito de Saurimo. Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa faleceu esta madrugada vítima de morte súbita.

A notícia foi avançada pelo Secretário Executivo da CEAST, Padre Dionínio Hissilenapo.

“A Conferência Episcopal de Angola, todo seu secretariado executivo, anuncia e comunica a toda igreja de Angola, a todos os bispos, a todos os fiéis, de Malanje e Saurimo, Malanje onde é originário, Saurimo, a igreja que serviu, ao longo destes anos, desde setenta e sete até a sua resignação como bispo de Saurimo” – disse.

O sacerdote destacou ainda que Dom Pedro Marcos tinha um grande peso histórico na igreja angolana, pelo que a sua morte deve representar a esperança na vida eterna.

“Dom Marcos desempenhou funções como padre, como bispo ao serviço desta igreja. Mas ao mesmo tempo que comunicamos a tristeza, temos a fé e a esperança nesta vida eterna que nos anuncia e comunica os que nele acreditam e por ele entregam a sua vida como ele o fez” – frisou.

Por sua vez, o Bispo da diocese do Luena, Dom Tirso Blanco, considera que a igreja de Angola perdeu um pastor que viveu o sacramento da ordem ao serviço dos mais pobres.

“Perdemos um pastor que se caracterizou pela sua bondade, pela sua simplicidade, pelo carinho que ele dispensava por todas pessoas sem distinção alguma” – referiu.

Conta ainda que Dom Pedro Marcos, momentos antes da sua morte ainda conviveu com os seus irmãos na Fé.

“Posso dizer que até ontem ele esteve connosco, jantou connosco, muito bem, estava muito alegre, muito feliz, até assistiu ao jogo de basquete de Angola e Alemanha, estava muito contente pelo resultado, nós não imaginávamos que durante a noite ele podia deixar esta terra” – afirmou.

O prelado destacou também que os fiéis devem alegrar-se, porque Dom Marcos foi para junto do Senhor.

“Dom Pedro Marcos foi uma pessoa que se entregou à Deus, se entregou às pessoas, viveu o evangelho. Penso que podemos dizer bem-aventurado, porque está junto de Deus, está certamente feliz e recebendo o prémio de tudo que ele fez durante esta vida”.

Quem também já reagiu o passamento físico do bispo emérito de Saurimo é o bispo de Malange: Dom Luís Maria dá graças a Deus por ter concedido à igreja um bom pastor.

Dom Pedro Marcos Ribeiro da Costa, faleceu aos 88 anos de idade. Padecia de hipertensão, situação que era acompanhada pelos médicos até a sua morte.

Nascido ao 10 de Outubro de 1921, em Cajicole, província de Malanje. Foi ordenado sacerdote a 23 de Janeiro de 1949, e trabalhou em várias paróquias e missões.

Em 1975, foi investido no cargo de Vigário Geral da Diocese de Malanje. A 3 de Fevereiro de 1977 foi eleito Bispo de Saurimo, cargo que ocupou durante 20 anos. A 15 de Janeiro de 1997, renunciou ao cargo, tendo sido substituído por Dom Eugénio Dal Corso.

Sindicato angolano contra aumento do preço dos combustíveis

Uma das maiores forças sindicais angolanas, a Central Geral de Sindicatos Livres e Independentes de Angola (CGSIlA) considerou hoje que o aumento do preço dos combustíveis vem “agravar ainda mais” a vida dos trabalhadores angolanos, sobretudo da função pública.


Em declarações à Agência Lusa, o secretário executivo da CGSILA, Francisco Jacinto, disse que a medida do Governo deveria ter tido em conta o aumento salarial da função pública, que, este ano, foi de apenas 5,4 por cento.

“O Governo de Angola pode vir dizer que nem todos os angolanos têm carros, mas é preciso também ter em conta que muitas pessoas ainda não têm o fornecimento de energia eléctrica, que as pessoas vivem de candeeiros e geradores e que, para isso precisam de combustível”, disse Francisco Jacinto.

Em Angola, está em vigor, desde quarta-feira, uma nova tabela de preços dos combustíveis, que elevou o preço da gasolina de 40 Kwanzas (0,3 euros) o litro para 60 Kwanzas (0,5 euros), uma variação de 0,5 por cento, e o do gasóleo, que passou de 29 (0,25 euros) para 40 Kwanzas (0,3 euros), uma variação de 0,37 por cento.

Um comunicado do Ministério da Coordenação Económica de Angola esclarece que esse reajuste não abrangeu o petróleo iluminante, o gás de cozinha e outros derivados do petróleo, acrescentando que o aumento do preço da gasolina e do gasóleo, decorre do estabelecido no Orçamento de Estado 2010 revisto, que contempla a redução dos subsídios, aos combustíveis em 20 por cento, numa base anual.

Segundo Francisco Jacinto, essa medida do executivo angolano que, “de maneira nenhuma, a CGSILA concorda com ela”, vem contribuir “claramente” para “agravar ainda mais o quadro social dos trabalhadores angolanos, caracterizado por um fraco poder de compra”.

O director nacional do Gabinete de Acompanhamento da Gestão Macroeconómica do Ministério da Coordenação Económica, Carlos Panzo, admitiu que a medida “vai ter algum impacto sobre a inflação, mas que acontece apenas nos primeiros momentos, esgotando-se ao longo do tempo”.

Por sua vez, o presidente da Associação de Taxistas de Luanda (ATL), Manuel Faustino, disse que há seis meses apresentaram ao Ministério das Finanças uma proposta para o aumento da tarifa do táxi, que não teve qualquer resposta.

“Nós já vimos falando disso há um ano, mas há seis meses apresentamos uma estrutura para podermos aumentar o valor da tarifa. Agora com mais esse incremento, vamos ter que repensar numa nova proposta, em que teremos em conta primeiro os passageiros”, disse Manuel Faustino.

Actualmente, o preço estipulado pelo Ministério das Finanças de Angola para o táxi é de 50 kwanzas, todavia há algum tempo que os taxistas cobram o valor de 100 kwanzas, por causa do trânsito congestionado de Luanda e do estado das estradas, dois factores que dizem prejudicar o seu rendimento.

A directora do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), Elsa Barber, disse, em declarações à Rádio Nacional de Angola, que a sua instituição vai estar vigilante para que os comerciantes não realizem subidas de preços sem regras.

www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=27988&catogory=Angola

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Governo do MPLA aumentou hoje os preços da gasolina e do gasóleo

Os preços dos combustíveis em Angola sofreram hoje um aumento, com a gasolina a custar 60 kwanzas (0,5 euros) o litro, contra os 40 Kwanzas (0,3 euros) anteriores, e o gasóleo a atingir os 40 kwanzas os litro, contra os 29 kwanzas praticados até agora (0,25 euros), anunciou o Governo.


Num comunicado, o Ministério da Coordenação Económica de Angola divulgou hoje ao público a nova tabela de preços dos combustíveis, que já entrou em vigor.

Com este aumento, o executivo angolano diminuiu em oito por cento a sua despesa para este ano.

No documento, o Ministério da Coordenação Económica explica que este ajustamento dos preços dos combustíveis foi feito com base no Orçamento Geral de Estado 2010 revisto, que aprovou a redução dos subsídios aos combustíveis.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola, o director nacional para as políticas macroeconómicas, Carlos Panzo, disse que de Setembro deste ano a Setembro de 2011 o impacto de redução nas despesas com subsídios, será de cerca de 20 por cento.

“Se nós olharmos numa óptica de 2010 vamos verificar uma redução no envelope de despesas na ordem dos oito por cento e este é o ajustamento que o executivo trás a conhecimento do público”, disse

Carlos Panzo referiu ainda que o executivo angolano pretende com essa redução na subvenção aos combustíveis passar a dispor de mais recursos para fazer mais investimentos na área social, nomeadamente, na educação, saúde e assistência social.

“Um subsídio tem a característica de ser distribuído para todos, sem ter em conta quais os rendimentos do seu destinatário. O objectivo do Governo é passar a dispor de mais recursos para continuar a fazer todas essas iniciativas que são dirigidas para aquelas camadas carenciadas”, salientou.

O executivo angolano gasta cerca de 4 mil milhões de dólares anualmente com a subvenção aos combustíveis, um valor equivalente a seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB).