Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sábado, 28 de abril de 2018

Mais um Projecto da Lunda-Norte

Trata-se de Cadernos Escolares produzidos pela Império Muambumba.

      A capa possui:
  • Frente: Máscara e sua descrição. 
  • Trás: Provérbios em Línguas Nacionais, seu significado, contexto em que se aplica e a lição de moral.
Os provérbios são extraídos do livro, "Provérbios de Angola" de Fonseca Sousa e Márcio Undolo. A ideia é levar aos estudantes um caderno bonito, atraente, elegante e acima de tudo educativo. Ensina sobre a cultura de forma muito curta, objectiva e com muita intensidade.

Partindo do principio de que a preguiça de ler sobre a nossa cultura é mais do que patente, Império Mumbumba decidiu ensinar por meio do caderno. As futuras produções terão textos sobre Coaching (fala-se muito em empreendedorismo mas os jovens precisam de mais COACHINGS-treinamentos).

Segundo a nossa fonte, na feira FEJETEC promovido pela JMPLA no Futungo de Belas em Luanda, ficou a ideia de que o Ministro da Educação poderá utilizar essa marca, para poder substituir os actuais cadernos com imagens dos famosos.


Sem comentários: