Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 25 de março de 2011

Vista Lunda Norte/Antes da Independência

Interior/Museu do Dundo
Rua do Obilisco

Ponte/Rio Luachimo Canal Barragem Luachimo

Pesca na Barragem do LuachimoPiscina do MussungPiscina do Mussung

Av. Dr. Angostinho Neto (agora)

Foto: Diamang

3 comentários:

Reginaldo Fernandes de Melo disse...

Olá amigo, sou brasileiro e tenho um grande interesse pelas culturas Africanas , afinal foram os africanos nossos verdadeiros civilizadores, parabéns pelo site é ótimo....abraços do Brasil....

Assunção Jesus disse...

Olá! Sou filha de caboverdianos, vivo em Cabo Verde mas nasci no Dundo. Devido à guerra por cá fiquei, mas com muitas saudades e vontade de visitar a minha terra. Hoje ao visitar o teu blog (que foi por acaso), revivi muita coisa. Que saudades!!! Obrigada por me teres dado esta oportunidade.
Abraços de uma tchokwé-verdiana.

Zeca MS disse...

Meu Caro amigo Abel este blog esta altamente, muita informacao sobre o nosso, povo. A nossa cultura ta a caminho de desaparecer muitos jovem nao conhecem a nossa historia e cultura. Por isso irmao forca ai vai nos informando sempre. Gostaria que tu posas por alguns videos dos sassa tchokwes, pra poder devulgar tambem a nossa musica.
Um abraco