
A empresa nacional de diamantes angolana, Endima, arranca hoje com um novo projecto de exploração diamantífera na Lunda Norte com um potencial de um milhão de quilates, anunciou o seu presidente, António Sambula.
O lançamento da primeira fase do projecto diamantífero do Luxinge, no município do Cambulo (Nzagi), vai ser assistido pelo ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David.
O presidente do Conselho de Administração da Endiama, António Sumbula, antes da partida para a Lunda Norte, explicou que este projecto compreende uma área pequena, quando comparada com as já existentes nas duas Lundas, Norte e Sul, próximo do milhão de quilates de potencial.
Este projecto tem, no entanto, um significado simbólico importante, tendo em conta que a indústria diamantífera angolana só agora começa a sair de uma profunda crise, iniciada em 2008 com a rutura económica e financeira mundial que levou as pedras a um preço que não sustentava a manutenção da exploração.
Durante a crise, as principais explorações, como a Lucapa, na Lunda Sul, foram encerrados e até o gigante russo Alrosa abandonou a actividade no país.
O projecto do Luxinge vai empregar cerca de 200 trabalhadores e, segundo António Sumbula, para já este abrange apenas a Lunda Norte, mas nos próximos quatro anos chegará a outras províncias.
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=27638&catogory=Angola
1 comentário:
Eu queria saber todas as paisagens maravilhosas da Lunda Norte! Quem dê-me saber isso ! Envie as suas mensagens ao meu mail seguinte: conhuehn@yahoo.com ou oanhyenhaylien_honglandao@gmail.com . Muito obrigado! Oh ! apresento-me que eu sou de Vietnam! Mesmo agora, eu estou a viver em Vietname! Eu espero que eu for encontrar muitos amigos na Lunda Norte.
Enviar um comentário