Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quinta-feira, 24 de março de 2011

Alimentação da Lunda

Quanto a alimentação, com raras excepções o prato típico de maior realce é o xima (funge) acompanhado de carne fresca ou seca, peixe e verduras. Nas verduras o maior destaque vai para a matamba (folhas de mandioqueira) jimboa, quiabo, beringela, etc.
Os tempos variam segundo os hábitos alimentares de cada grupo ético. Existem outros acompanhantes do funge como alguns insectos: catatos (macoso, masese, masala, twelela, mazole, tucemba/tuxemba, masenda, etc), roedores selvagens, folhas e flores de algumas plantas leguminosas assim como uma grande variedade de cogumelos “ uwa” como undje, uhoko, walenda, wambamba, ucondjo, uthutha, uhololo, etc.



Sem comentários: