Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

segunda-feira, 19 de julho de 2010

É TRISTE ESTE VICE-VERSA !

SUSPEITOS DO ASSASSINATO DE JOVEM ANGOLANO DETIDOS EM LONDRES

Em Londres, a polícia britânica deteve dois suspeitos de estarem implicados na morte do jovem angolano, Ailton Campos de Oliveira, no passado dia 6 deste mês.

O primeiro foi detido a 12 de Julho e o segundo na manhã do dia seguinte, esta terça-feira, 13.

Depois de interrogados foram libertados sob fiança até o próximo mês de Agosto, enquanto se aguarda por novas investigações.

A polícia local continua a fazer investigações e disponibilizou um número telefónico, instando o público a denunciar os suspeitos pela morte do jovem angolano.

De acordo ainda com imprensa local, que cita fontes policiais e testemunhas, Ailton Campos foi perseguido por um grupo de jovens, alguns dos quais em bicicletas por volta da 1 hora da manhã de domingo, 4 de Julho.

Depois de ter sido atacado e esfaqueado pelos integrantes do grupo, foi levado para um hospital local “The Royal London Hospital, onde acabou por falecer no dia 6 deste mês por múltiplos ferimentos e um golpe fatal que sofreu no peito.

Ailton Campos de Oliveira, frequentava a escola St. Bonaventura, em Forest Gate, zona leste de Londres.

“Ele era um rapaz simpático, muito querido pelos professores e estudantes”, disse o director da escola Paulo Doherty, citado pelo jornal “Newham Record 24”.

O falecido é filho de um oficial superior da Polícia Nacional, Oliveira Santos

OS ANGOLANANOS TEMABEM MATARAM ESTRANGEIRO

Dois supostos meliantes armados com armas de fogo disparam mortalmente, na noite de sexta-feira, contra um cidadão de nacionalidade portuguesa, no município de Viana, em Luanda.

Em declarações hoje à Angop, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, superintendente chefe Jorge Bengue, disse tratar-se de Roberto César de Pinheiro Gonçalves Brandão, de 29 anos de idade.

“O facto ocorreu às 20 horas e 30 minutos, na sede do município, quando a vítima, na companhia de uma amiga de nacionalidade angolana, foi surpreendido pelos assaltantes e alvejado com um tiro no tórax, tendo sido socorrido e morrendo no hospital local”, explicou.

De acordo com fontes, os assaltantes pretendiam apoderar-se da viatura da vítima, intenção não concretizada, metendo-se em fuga.

A Polícia de Investigação Criminal está a envidar todos os esforços no sentido de deter os marginais, prometendo esclarecer o crime o mais rápido possível.

Fonte: Angop(Club-K)

Sem comentários: