Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lunda Norte beneficia de equipamentos desportivos

Dundo - Um lote de meios desportivos, composto por bolas e vestes diversas deverá ser entregue, nos próximos dias, à Associação Provincial do Futebol da Lunda Norte, a fim de apoiar no desenvolvimento da modalidade na província.



O anúncio foi feito hoje (quarta-feira), nesta cidade do Dundo, pelo presidente da instituição, Francisco Manassas, enumerando que fazem parte dos equipamentos, entre outros incentivos, 30 pares de mudas para atletas e outros uniformes para árbitros, num gesto dum empresário que não preferiu não identificar.



“No momento oportuno vai-se conhecer a pessoa. Garantias há de que o material importado da África do Sul chegará a província num curto espaço de tempo”, sublinhou, frisando que recebeu garantias da chegada do mesmo a partir do início do segundo semestre.



Disse que o apoio irá contribuir na massificação do futebol no seio dos jovens locais para a presente temporada, uma vez o seu órgão não dispõem de tais meios neste momento.



Informou que o gesto será ainda benéfico, porque permitirá a realização de provas locais, com destaque para os campeonatos infanto-juvenis em masculinos e femininos, antecedido de uma acção formativa em arbitragem, para cobrir o programa de acções para este ano.



Reconheceu que a província falhou o campeonato provincial sénior do futebol e a taça de Angola (fase provincial).



Disse que os meios serão entregues a equipas inactivas por falta de apoio neste momento como os Yangas do Bairro Norte, o Desportivo do Dundo, os Jovens Unidos do Camatundo (município de Chitato) e o Sporting do Calonda (Lucapa), para a reactivação da actividade, começando nas camadas de formação. Apelou as outras equipas nesta condição a organizarem-se.



A Lunda Norte esteve representada no ano transacto pelo Sagrada Esperança (único representante da província na I divisão) e Casa Helu (actual campeão provincial), na taça de Angola.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/desporto/2010/5/26/Lunda-Norte-beneficia-equipamentos-desportivos,42254130-73c0-4c4f-93ce-2692e59427fc.html

Sem comentários: