Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

terça-feira, 10 de maio de 2011

Os Tchokwe são polígamos. O seu primeiro casamento é normalmente arranjado pelas famílias (assoko) que unem de preferência primos cruzados. O "preço da noiva" (cihako) é mínimo. Antigamente, era uma enxada, um prato, um bocado de pano ou outras pequenas coisas. A primeira esposa guarda durante toda sua vida o estatuto de esposa principal. Ela assume preponderância sobre as e conhece todos os segredos do seu marido. Ajuda-o na celebração dos ritos religiosos.

Assim, a esposa principal de um chefe de região (mwanangana), denominado namata ou mwata mwari, que não tivesse a seu cargo nenhum trabalho material, participava nas cerimónias de investidura. Estas acabavam pelo acasalamento ritual dos esposos, assegurando desta forma a chefatura a fecundidade de todo o género (filhos, colheitas, caça).

Numa casa, o leito conjugal está habitualmente virado para leste. A mulher dorme à esquerda do homem. É considerado de muita má sorte a mulher sair da cama, passando por cima do marido. Ela sai sempre pelo fundo da cama, para ir acender o fogo que arde em casa ou ocupa-se das suas tarefas diárias.No cesto de adivinhação, (ngombo ya cisuko), microcosmo da vida dos Tchokwe, encontra-se, sessenta objectos que este comporta, a figura (umbate) representação

Do coito, que simboliza o casamento. As relações sexuais são vistas por este povo como uma dança, aprendida pelas adolescentes na altura dos ritos de iniciação. Referimos que a posição ideal dos esposos era deitados de lado. Mas claro que conhecem outras, como sugerem algumas esculturas que ornamentam as cadeiras.Uma vez que casamento (kumbata pwo) é arranjado pelas famílias, entre primos cruzados, os noivos conhecem-se, em princípio, desde há muito tempo. São excluídas as uniões entre primos paralelos, filhos de dois irmãos ou de duas irmãs; são igualmente permitidas, e mesmo desejadas, as uniões entre musonhy, filho do irmão da mãe ou filha da irmã do pai e vice-versa. Vimos que, aquando das primeiras relações sexuais, os recém-casados devem ficar satisfeitos um com o outro.

Sem comentários: