Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SERÁ?

Aeroporto do Dundo estará concluído em 2011


Luanda - As obras de reabilitação do aeroporto do Dundo (Lunda Norte) poderão estar concluídas no próximo ano, disse segunda-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ferreira de Ceita.

Em declarações à Angop, o PCA da ENANA esclareceu que “apesar de já terem iniciado as obras de reabilitação e extensão da pista do aeroporto do Dundo, e de os valores para a conclusão das obras não terem sido cabimentados no Programa de Investimentos Públicos (PIP) deste ano, espera-se a sua conclusão para 2011”.

Desta feita, considerou, todas as tarefas que não forem realizadas no decorrer do ano em curso serão inscritas no PIP do próximo ano.

Anunciou, por outro lado, que foram já aprovados os projectos conceptuais, para os terminais de Saurimo (Lunda Sul) e do Luena (Moxico), estando já em curso os respectivos concursos para o projecto executivo.

A ENANA vive, desde 2008, um processo de reabilitação, modernização e apetrechamento de cerca de 30 aeroportos de grande, média e pequenas dimensões a nível do país, tendo em conta as exigências da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

O projecto, avaliado em cerca de 400 milhões de dólares, está a ser paulatinamente disponibilizado pelo Estado, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.

www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2010/8/36/Aeroporto-Dundo-estara-concluido-2011,ea5c14d0-c31f-4b9f-a991-41405f8b6b69.html

Sem comentários: