Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novo Livro a Falar da Cultura Tchokwe

Luciano Canhanga disse, ao Jornal de Angola, que, entre Maio e Junho, apresenta o segundo livro de sua autoria, “Manongo-Nongo”, dedicado a jovens e a crianças.
O título, afirmou, é o nome de um ritual da tradição tchokwé caracterizado por “uma cerimónia familiar”, que se realiza quando nasce uma criança.
A ideia, referiu, é preservar e enaltecer os valores da tradição angolana e despertar nos jovens o interesse pela cultura nacional.
O livro, de 70 páginas, constituído por 12 contos, declarou, “é uma oferta às crianças angolanas, que vão aprender um pouco mais com histórias de sabedoria transmitidas pelos mais velhos”.
Luciano Canhanga nasceu no Libolo, em 1977. Formado em comunicação social, é jornalista desde 1996. Foi repórter e correspondente da então Radiodifusão Portuguesa África (RDP), editor da Luanda Antena Comercial (LAC) e colaborador do “Jornal dos Desportos” e do diário português “Correio da Manhã”. O primeiro livro que publicou, o romance “O Sonho de Kaúia”, foi posto à venda em 2010, mas, até ao final do ano, apresenta mais dois, o romance “O Relógio do Velho Trinta” e um de poemas, “10 Encantos”


In: Jornal de Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

Somos Julio e Débora D'Zambê escritores e contadores de história Africana, autores do do Livro Nzuá e o Arco-Íris que conta a história de um menino angolano que vê nas cores do Arco-Íris a Paz no Mundo.
Este livro teve adoção pelas sec de educação de São Paulo - BRASIL.
Como conseguir os livros para contarmos aqui nas escolas.
sansakroma@terra.com.br,