Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre Elementos Matematicos nos *Sona* da Tradição Tchokwe


1.Introdução: A tradição de desenhos dos Tchokwe
O povo Tchokwe (ou Quioco), são tradicionalmente caçadores, mas desde meados do século XVII tambe se dedicam a agricultura. Os tchokwe são conhecidos pela sua bela arte decorativa, que abrange dede a ornamentação de esteira e cestos entrançados, trabalho em ferro, cerâmica, gravação de cabeças e tatuagens até pintura nas paredes e desenho na areia.
Quando os Tchokwe se encontram no centro da aldeia ou nos campos de caça, sentados a volta do fogo ou à sombra de arvores frondosas, costumam passar o tempo em conversas ilustrando-as com desenho (lusona. pl. sona) no chão. Muitos destes desenhos pertencem a uma velha tradição. Referem-se a provérbios, fábulas, jogos, adivinhas, animais, etc. e têm um papel importante na transmissão do conhecimento e da sabedoria de uma geração para a seguinte. Os desenhos têm de ser executados suave e continuamente, pois qualquer hesitação ou paragem da parte do desenhador é interpretada pela audiência como uma imperfeição ou falta de conhecimento, o que é assinalado com um sorriso irônico (Fotinha, 1983).

Para facilitar a memorização dos seus estandarizados pictogramas e ideogramas, os akwa kuta -especialista de desenho- inventaram uma interessante mnemônica. depois de limpar e alisar o chão, marcam com as pontas dos dedos uma rede ortogonal de pontos equidistantes. O numero de filas e colunas depende do motivo a ser representado. Por exemplo, para representar as marcas deixadas no chão por uma galinha perseguida, são precisas cinco filas de seis pontos (Veja figura 1). Aplicando o seu método - um exemplo de uso antigo de um sistema de coordenandas Os akua kuta sona reduzem, em geral a memorização de um lusona completo à dois números e um algoritmo geométrico.

A tradição dos sona tem vindo a desaparecer: ¨o que se encontra hoje são provavelmente só vestígios de um repertório de símbolos espantosamente rico e variado, que se torna cada vez mais obsoleto¨

Paulus Gerdes, Instituto Superior Pedagógico, Maputo-Moçambique

Sem comentários: