Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Obras no Aeroporto do Dundo de 2007 à 2011


Tudo Começou assim;

Província da Lunda Norte terá novo aeroporto
Dundo, 20/07 - O vice-ministro dos Transportes, Hélder Preza, anunciou hoje, no Dundo, província da Lunda Norte, a construção, a longo prazo, de um aeroporto nesta cidade, no quadro do programa do Governo central, que prevê a edificação de 24 aeroportos em todo o país.
Segundo Hélder Preza, o actual aeroporto é inseguro por se encontrar circundado por obstáculos que perigam a navegação aérea. O aeroporto está interditado há 10 dias e a sua reabertura depende da conclusão da desmontagem da antena de 84 metros
da Movicel, que dista a três quilómetros da pista.
As outras duas antenas da operadora de telefonia movel, Unitel, que também condicionavam as aterragens, foram já retiradas.
Actualmente, os passageiros do Dundo deslocam-se à cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, e à vila mineira do Nzage, 300 e 90 quilómetros, respectivamente,
para embarcarem para Luanda.
Hélder Preza visitou o antigo aeroporto do Chitato, paralisado há mais de 20 anos, devido a progressão das ravinas, e uma área a 15 quilómetros da cidade do Dundo, para a avaliação das condições e estudos de viabilidade financeira, visando a implementação do projecto.
Fonte: Angop

abril 20, 2008
Aeroporto da cidade do Dundo reabre na próxima semana
O aeroporto do Dundo, na província da Lunda-Norte, que se encontra encerrado há mais de 15 dias, vai reabrir dentro de uma semana, de acordo com o director provincial dos Transportes e Telecomunicações, André João Mutunda.
O responsável dos Transportes na Lunda-Norte, que falava quarta feira, à margem da segunda reunião do governo da província, disse que o seu pelouro encetou contactos junto do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) e da Enana para a solução urgente do problema que provocou o encerramento do aeroporto.
Ainda de acordo com o responsável, o governo da Lunda-Norte, em parceria com a Enana, já criou condições para o arranque da operação tapa buracos e tudo leva a crer que dentro de sete dias os trabalhos estejam concluídos e a capital da Lunda-Norte volte a receber voos das duas companhias que operam na província, respectivamente a TAAG e a Air Gemini.
Para se deslocar do Dundo para Luanda ou vice-versa, os passageiros estão a escalar a vila mineira do Nzagi, no município do Cambulo, ou a cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, que distam cerca de 90 e 300 quilómetros, respectivamente.

30-06-2009
Aeroporto do Dundo em reabilitação
Dundo - A pista do aeroporto do Dundo na província da Lunda Norte, há um ano interdito para aviões de grande porte, vai atingir dois mil 500 metros de comprimento até Março de 2010 como resultado da sua actual reabilitação.
A pista com mil 800 metros de comprimento e 20 de largura vai ser aumentada também em 35 metros de uma berma a outra - anunciou hoje o director provincial da Enana, Domingos José.
O responsável disse que faz parte do projecto a construção de um novo edifício com um piso com novas salas de espera e protocolar, restaurantes e operações aéreas.
Segundo Domingos José, durante a reabilitação, os aviões de pequeno porte continuarão a aterrar no aeroporto do Dundo. Depois de concluídas as obras, os voos aeronaves de grande porte será reposto e haverá melhores condições de navegação aérea.
Na rota Dundo Luanda cobra-se o equivalente em Kwanza 250 dólares por viagem em aviões de pequeno porte.
Fonte: Angop

08-09-2010
Aeroporto do Dundo estará concluído em 2011
Luanda - As obras de reabilitação do aeroporto do Dundo (Lunda Norte) poderão estar concluídas no próximo ano, disse segunda-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ferreira de Ceita.
Em declarações à Angop, o PCA da ENANA esclareceu que “apesar de já terem iniciado as obras de reabilitação e extensão da pista do aeroporto do Dundo, e de os valores para a conclusão das obras não terem sido cabimentados no Programa de Investimentos Públicos (PIP) deste ano, espera-se a sua conclusão para 2011”.
Desta feita, considerou, todas as tarefas que não forem realizadas no decorrer do ano em curso serão inscritas no PIP do próximo ano.
Anunciou, por outro lado, que foram já aprovados os projectos conceptuais, para os terminais de Saurimo (Lunda Sul) e do Luena (Moxico), estando já em curso os respectivos concursos para o projecto executivo.
A ENANA vive, desde 2008, um processo de reabilitação, modernização e apetrechamento de cerca de 30 aeroportos de grande, média e pequenas dimensões a nível do país, tendo em conta as exigências da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
O projecto, avaliado em cerca de 400 milhões de dólares, está a ser paulatinamente disponibilizado pelo Estado, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, dando seguimento aos esforços do Governo tendentes à integração regional.
Fonte: Angop

Actualmente está assim;
08/5/2011
Obras no aeroporto do Dundo param por razões financeiras
A população da cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, está preocupada com os atrasos significativos que se registam na reabilitação e ampliação da pista do aeroporto do Camaquenzo, cujas obras se encontram paralisadas desde finais de 2008, devido a falta de financiamento.
A ansiedade da população aumenta com a interdição, há cerca de um mês, dos voos da única companhia de aviação que opera na província.
A medida tomada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) está a privar as pessoas de viajar para Luanda em serviço, negócios, tratamento médico e até mesmo estabelecer ponte para o exterior do país.
O director provincial dos transportes, correios e telecomunicações da Lunda-Norte, José Rosa, explicou que a interdição da pista do Dundo a aviões de maior porte, se enquadra na estratégia da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA), que visa a reabilitação e ampliação das infra-estruturas aeroportuárias do país.
O responsável justificou que a falta de recursos financeiros para a conclusão das obras do aeroporto, foi motivada pela crise económica mundial.
A ENANA, adiantou, está engajada na mobilização de meios financeiros que vão permitir a conclusão das obras iniciadas em 2008.
Admitiu que o aeroporto apresenta um estado bastante acentuado de degradação, desde o terminal de passageiros até à própria pista, o que levou ao impedimento da aterragem de aviões de grande porte.
O funcionário da ENANA afirmou que as autoridades estão a envidar esforços junto das estruturas centrais, para que, ainda este ano, a prossecução da reabilitação das obras possa acontecer.
Actualmente a pista tem 1.800 metros de comprimentos e com a sua amplificação, pretende-se que ela tenha 2.500 metros de comprimento e 35 de largura.
Está também projectada a construção de um novo edifício, com um piso que albergará a sala de embarque, área protocolar, restaurantes e operações aéreas.

Só para salientar o seguinte: na rota Dundo Luanda desde 2008 até a data presente, cobra-se o equivalente em Kwanza 250 dólares por viagem em aviões de pequeno porte, contrario de 130 dólares anteriormente cobrados em aviões de grande porte.

Sem comentários: