É Mesmo Triste ver noticias deste tipo, a 1ª todos Ficaram contente e 2ª?:
1ª BARRAGEM DO LUACHIMO ESPERA AUMENTAR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Dundo, 15.Maio - A reabilitação da barragem hidroeléctrica do Luachimo, no município do Chitato, província da Lunda Norte, irá permitir o aumento da capacidade de produção de energia de oito para 24 mega watts, após a conclusão dos trabalhos.
Em declarações à Angop, o director técnico da empresa “Alrosa”, Alexander Guertchikov, disse que a reabilitação da barragem hidroeléctrica compreende a construção de nova estrutura de betão e a substituição de antigos equipamentos por outros modernos.
De acordo com o responsável, estudos de viabilidade para recuperação da estrutura, apontam que a primeira etapa de reabilitação terá duração de um ano e a segunda dois.
A respeito, adiantou que nos próximos dias, a empresa “Alrosa” e o governo provincial da Lunda Norte irão celebrar o contracto para execução do início da empreitada.
A empresa russa de construção de barragens “Alrosa” foi a responsável pela construção da central hidroeléctrica do Chicapa na província da Lunda Sul.
A barragem hidroeléctrica do Luachimo entrou em funcionamento em 1953, com quatro turbinas durante os cinquenta e cinco anos da sua existência e não mereceu qualquer reabilitação.
Actualmente encontram-se a funcionar três turbinas, este facto fez com que paralisa-se o fornecimento de energia aos municípios do Cambulo e Lucapa, beneficiando somente o Chitato.
Notícia AngolaPress
22-04-2010 3:09
Lunda Norte
2ª FALTA DE REABILITAÇÃO DE BARRAGEM CONDICIONA ABASTECIMENTO DE ENERGIA
Dundo - O governador em exercício na Lunda Norte, Moisés Chingongo, disse quarta-feira, no Dundo, que a falta de reabilitação da barragem hidroeléctrica do Luachimo tem estado a condicionar o fornecimento da energia eléctrica à população na região.
Falando durante uma visita à central hidroeléctrica do Luachimo, o responsável referiu que a infra-estrutura existe a cerca de 50 anos, nunca foi reestruturada e só funciona com duas turbinas de dois mega watts cada, das quatro instaladas inicialmente para o fornecimento de energia à cidade do Dundo, que tem uma população de cem mil habitantes.
Considerou que o crescimento demográfico de trezentos mil habitantes registado no Dundo nos últimos anos "exige" que se faça, urgentemente, uma intervenção na central hidroeléctrica, por forma a pôr em funcionamento as restantes duas turbinas e garantir o aumento e melhoramento da qualidade de energia nesta localidade.
Não tendo a real capacidade, a central hidroeléctrica do Luachimo é auxiliada por um grupo gerador de dois megas watts.
Notícia AngolaPress
Lunda Tchokwe
Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"
Tradutor/Translation
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário