Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

terça-feira, 22 de junho de 2010

Assalto a casa do Secretário Geral do Manifesto do protectorado da Lunda


Notícias - angola24horas
A Comissão do Manifesto Jurídico Sociológico do Protectorado da Lunda Tchokwe, denúncia que, na passada sexta-feira dia 18 de Junho de 2010, pelas 20 horas, 5 individuos trajactos á civil e munidos de AKM arma de fabrico Rússo, que se faziam transportar numa viatura de marca NISSAN, modelo ZZNISSAN de fabrico Chinês e montados em Viana sem matricula, estacionou defronte da Residência do Sr. Eng.º Zecamutchima, Secretário Geral da Comissão do Manifesto do Protectorado da Lunda, no Bairro do Benfica ao Municipio da Samba em Luanda, 4 deles introduziram-se no interior da Residência, 2 colocaram os presentes no quintal e 2 entraram no Escritório particular do SG, onde retiraram 2 Computadores de Mesa e um Toshiba Portatil com as respectivas impressoras e os documentos do Manifesto.

A acção que demorou pouco menos de 8 ou 10 minutos, onde mantiveram as pessoas colocadas, enquando os dois faziam transporte do equipado do escritório para a viatura, não ouve disparos e, em seguida se dirigiu em direcção a cidade de Luanda.

Nós os filhos Lundas, estamos a reivindicar pacificamente um direito legitimo, nos termos de sucessão colectiva e fundamentos jurídicos dos tratados de Protectorado da Questão da Lunda 1885-1894 assinados entre Portugal e Soberanos- Miananganas Lundas, a Convenção de Lisboa de 25 de Maio de 1891 sobre tratado da delimitação das fronteiras na Lunda, ractificado no dia 24 de Março de 1894 e trocado no dia 1 de Agosto do mesmo ano, entre Portugal e a Bélgica sob mediação da França, na presença da Alemanha, Inglaterra e do Vaticano.

A Reivindicação da Autónomia Administrativa e Financeira do Território da Lunda é um direito legitimo e legal, é a troca da nossa independência (24 de Março de 1894) igual a Madeira e Açores que são Ilhas Insulares de um mesmo país Portugal, que oficialmente são designadas por Regiões Autónomas da Madeira e Açores, é um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira e de Açores, previsto na Constituição da República Portuguesa. A Madeira e Açores fazem parte integral da União Europeia com o estatuto de regiões ultraperiféricas do território da União, conforme estabelecido no artigo 299º-2 do Tratado da União Europeia, os seus Partidos Politicos, são os de espectro político da nação portuguesa no seu conjunto. No caso verdente, os partidos politicos do espectro angolano presentes.

Lamentavelmente, o Governo Angolano por desconhecimento do que é uma reivindicação Legitima e pacifica, que é um direito que ele mesmo consagrou na Lei constitucional, continua a acusar-nos de crime contra a segurança do Estado, continua a manter detidos 40 membros do Manifesto nas cadeias, há mais de 15 meses sem julgamento, sem assisténcia médica, casos concretos do Dr. Jota Filipe Malakito na cadeia Hospital de São Paulo com problemas graves de inflamações dos pés e do nosso membro Alberto Cabaza doente na Comarca de Viana sem direito a consultas com os médicos há cerca de 25 dias, também com problemas de coração, inflamações dos pés e sarna.

Continuamos a reafirmar que a nossa acção não é violência, não é vandalismo, não é separação, é uma reivindicação com o espirito de Paz e harmonia entre os filhos de África e de Angola e Lundas em particular.

O Secretario de Informação

Domingos Henrique

Noticiaspress

Sem comentários: