Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pessoas Encontradas Mortas e Sem o Caração (no Mexico)

A polícia da cidade mexicana de Cancún encontrou, no domingo, os corpos de três homens, duas mulheres e um jovem sem os corações.
A Procuradoria-geral de Justiça de Quintana Roo informou, em comunicado, que os cadáveres foram encontrados num prédio do bairro El Roble, situado na periferia de Cancún, o principal destino turístico do México.
As autoridades foram alertadas por uma vizinha que encontrou um colchão manchado com sangue nas proximidades de um poço de água. Os primeiros agentes da polícia que chegaram ao local descobriram dois corpos debaixo do colchão, e pediram apoio à Cruz Vermelha e aos bombeiros para o resgate dos demais, que estavam no interior do poço. Após várias horas de trabalho, a polícia disse que foram recuperados seis corpos, todos com uma ferida no lado esquerdo do tórax, por onde foi retirado o coração das vítimas. O Serviço Médico Legista confirmou que a lesão apresentada pelos corpos foi realizada depois de as pessoas terem morrido. A Procuradoria de Quintana Roo não revelou a causa da morte das pessoas.
Por enquanto, as autoridades desconhecem a identidade das vítimas e o motivo do crime, embora acreditem que o homicídio possa ter sido cometido como parte de algum ritual.


Fonte: Jornal de Angola

Sem comentários: