Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lunda Norte alberga Gala para disputa do troféu mundial

Dundo - A cidade do Dundo será palco de uma gala internacional de boxe profissional para a disputa do troféu mundial, entre um espanhol e outro romeno, no dia 17 do próximo mês, inserido no programa dos 32º aniversário da província da Lunda Norte, a assinalar-se a 4 de Julho.

O facto foi anunciado à Angop hoje (segunda-feira), nesta cidade, pelo secretário-geral da Federação Angolana de Boxe, Luís Gregório, após ter sido recebido pelo governador em exercício provincial, Moisés Chingongo, audiência testemunhada pelo responsável da promotora "Almeida Boxing Promotion", Luís Almeida.

Adiantou que a prova contará ainda com a participação de atletas nacionais e locais, nas categorias profissionais e amadoras.

O dirigente federativo, Luís Gregório, explicou que o encontro com o governante serviu, fundamentalmente, para abordar acções relacionadas com a apresentação do projecto a ocorrer no próximo mês pelo Governo.

Para hoje, de acordo com o programa de visita, a delegação vai visitar infra-estruturas desportivas, sobretudo, estádio do futebol do clube Sagrada Esperança e campos de ténis (todos no Dundo).

Adiantou que além de festejar a data, a gala, primeira do género na região, visa, essencialmente, contribuir na massificação da modalidade no seio dos jovens locais. O programa inclui a disputa do troféu na especialidade de Quik-Boxing, entre os pugilistas nacionais.

Luís Gregório disse-se "convicto de que, caso se efective, a gala irá proporcionar um bom espectáculo", daí que estão a prepará-la "convenientemente".

Acrescentou que a Lunda Norte tem sido privilegiada para albergar eventos do género, devido a experiência das entidades locais para a organização de combates, além das condições necessárias, fundamentalmente, dois rings de categoria internacional, entre outros aspectos.

Apelou a outros governos a seguirem este exemplo.

Fonte: Angop

Sem comentários: