Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

domingo, 3 de abril de 2011

Dança/Lunda Norte

Tal como reportamos sobre o teatro, as danças constituem, igualmente, aspectos positivos da nossa Cultura, sendo expressão de sentimentos manifestada através de movimentos corporais ao ritmo do som, da música, etc. Dançar é vivênciar e exprimir com o máximo de intensidade, a relação do homem com a natureza, com a sociedade e com o futuro. Desde os primórdios, a dança sempre serviu ao homem nas suas práticas sócio-religiosas e todos os momentos solenes, considerando-se a primeira das artes por este cultivada desde a sua existência. Encontramos diversidade de danças, entre as danças guerreiras (propiciatórias), comemorativas, mágico-curativas, cerimoniosas (evocação de espíritos) e fúnebres. Na Província da Lunda-Norte, podemos encontrar as seguintes danças, que são exibidas pelos diferentes grupos étnicos da região: Tchianda, Cisela, Akishi ,Kandowa, kalukuta, kandjendje, kasekumuna, kathakahangalala, Liquembe, Liximbi, Makhopo, Maringá, Nitinge, canga, kathakahangalala, Ubwanga, Ukule, Kundula, etc, só para citar algumas. Na exibição dessas danças intervém o uso de instrumentos musicais, sendo os batuques (ngoma), cyngunvo e cisanji os mais frequentes.

1 comentário:

karapinha disse...

Caro Abel,

Espero que estejas muito bem.

Sou Vivalda Branco, Encontrei por acaso esta pagina ainda nao a explorei a fundo mas a acho o maximo. Gostaria muito de ter algumas informacoes sobre a cultura tchokwe e agradecia muito que disponibilizasses um pouco do vosso valioso tempo para podermos discutir sobre o assunto.

O meu email 'e karapinhas@gmail.com, e tambem me podes encontrar no faceboock com o meu nome. Portanto, quando poder me da um alo por favor e automaticamente entrarei em contacto com o Sr.

Saudacoes

Vivalda B.