Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aldeia de Deus/Tchehunda tcha Nzambi

"Aldeia de Deus"! que na minha língua se chama: "Tchehunda tcha Nzambi"! A Aldeia de Deus, que desde criança ouvia os mais velhos falarem, é onde vivo desde que morri! Pois é! Morri há muitos anos. Revelar quem foi, não importa! As minhas memorias confudem-se com as épocas e as tradições do império Lunda Tchokwe. Agora, livre deste mundo angelical, revejo-me na crença do espirito(1) que vive para alem da morte. Etérea e eterna, conquistei a Tchehunda tcha Nzambi, onde só acedem os mbugue ipema(2), pessoa de bom coração. Depois de atravessarmos o umbral do lugar divino,renascemos anjos ou deuses. Enfim  estamos na sexta dimensão , apenas acessível aos homens com sexto sentido; neste mundo povoado de anjos, a vigília, ponte entre gerações e mundos, é um "modus vivendi". Figuras de luz de um ngombo(3) ancestral advinham a linha da vida na noite celestial. Como velas perdidas numa floresta de enganos são sinais que revelam o caminho aos homens.
Uma aldeia remota no firmamento de uma montanha entre Angola e o Congo, onde a neblina serve de portal a quem se acerca. A rotação anti-horaria dos ventos desvela o centro da aldeia, límpido e tranquilo. As plantas populadas de folhas e flores brilham intensamente. Os aromas da terra confundem-se com a fragrância das flores. Moro no monte das madressilvas e das glicínias. Pode-se dizer que, no meu jardim, as borboletas e as fadas abundam! Um paraíso na Terra!

(1) Mukwa, significa espirito na lingua cokwe.
(2) Mbungue ipema ou pessoa de bom coraçao.
(3) Ngombo é um cesto divinatório usado pelo kimbanda (feiticeiro) na tradição tchokwe.

Lueji Dharma-Nzambi é Amor

Sem comentários: