Lunda Tchokwe

Os Tchokwe / Chokwe desfrutam de uma admirável tradição de esculpir máscaras, esculturas e outras figuras. A sua arte inventiva e dinâmica, é representativa das várias facetas inerentes a sua vida comunitária, dos seus contos míticos e dos seus preceitos filosóficos. As suas peças de arte gozam de um papel predominante em rituais culturais, representando a vida e a morte, a passagem para a fase adulta, a celebração de uma colheita nova ou ainda o início da estação de caça. O nome Tshokwe apresenta algumas variantes (Tchokwe, Chokwe, Batshioko, Cokwe) e, entre os portugueses, ficaram conhecidos por Quiocos . "Nesta pagina podemos usar qualquer variante do nome Tshokwe (acima referido)"

Menu

Tradutor/Translation

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Direitos e Deveres dos Filhos "Chefe Tchokwe"

Segundo J.V. Martins, ‘’’’De acordo com o direito costumeiro Tchokwe, o tchihako (prenda de casamento), assim como os serviços prestados aos sogros, só lhe conferem direitos sobre a esposa, mas não o legal direito de custódia dos filhos nascidos do casamento. Isto porque o katchokwe não paga a mulher quando casa, mas apenas dá uma prenda aos sogros. Por isso, toda a descendência do casamento pertence ao clã da mãe. Quem tem a custódia sobre a descendência do casal é o tio materno, filho da irmã mais velha. O pai é apenas o progenitor.

O homem pode divorciar-se da mulher se ela for estéril e pedir uma irmã ou outra mulher para ele provar que é fecundo, mas se a esposa morrer, então ele terá de pagar aquilo que a família da esposa exigir se ela for fecunda e lhe der descendência. Se a esposa for estéril, o marido tem o direito a receber tudo o que pagou, aquando da união matrimonial.

No caso de dissolução do casamento, não há grandes problemas, já que de acordo com o direito Tchokwe, em caso de divórcio ou morte do pai, os filhos pertencem e vão, geralmente, para a família da mãe, excepto se algum dos filhos quiser acompanhar o pai, o que é raro.’’’’

in: culturalunda-tchokwe

Sem comentários: